Política do Incubator

From Wikimedia Incubator
This page is a translated version of the page Incubator:Policy and the translation is 100% complete.
The following page is a translation of a Incubator policy into Brazilian Portuguese language. Please note that in the event of any differences in meaning or interpretation between the original English version of this guideline and a translation, the original English version takes precedence.
This page has been elaborated and approved by the community and its compliance is mandatory for all users. You may edit it, but please discuss major changes on the talk page first.

Esta é a política do Incubator.

Você pode achar outras partes em:

O que o Wikimedia Incubator hospeda

Iniciando novo teste

Veja Help:Manual para mais informações.
  • Você pode começar um novo teste de idioma dos projetos mencionados acima, independente se você tem um pedido no Meta[1], embora seja recomendado primeiro pedir confirmaçãopela página "Incubator:Requests for starting a test"[2]. Não é necessário ter uma proposta no Meta, mas sem, seu teste não será capaz de ter uma própria wiki.
  • Você deve fazer o seguinte:
  • Os projetos devem estar de acordo com os requerimentos de m:WM:LPP: o projeto não pode existir, deve ser uma língua única e ter um código de idioma válido.

Encerramento ou exclusão

Razões comuns para exclusão de teste

  • Se o teste não tiver um código de idioma ISO 639 válido, ele deve ser deletado.
  • Você só deve propôr a deleção de uma língua de teste que não tem uma proposta no Meta ou que foi rejeitada pelo langcom.
    • informações e requisitos sobre como iniciar um novo wiki de teste no Incubator e o que você precisa para um subdomínio próprio.
  • Se um projeto é dado como aprovado, as páginas de teste vão ser importadas ao novo subdomínio de wiki. Todas as páginas devem ser deletadas, com exceção da página de informação, no qual uma notícia deve ser adicionada (veja Incubator:Policy/Página de informação de wiki de teste para mais informações).

Procedimento de exclusão de teste

  • Proponha-a em Incubator:Pedidos de exclusão
    • Mais instruções são dadas lá
  • Se necessário, um arquivo XML deve ser exportado (necessário significa: se o teste não é vandalismo ou sem sentido – em geral, use o senso comum)
  • Se pedido, ele pode ser exportado para Incubator Plus

Enquanto na Incubadora

Nomenclatura

  • Todas as páginas de artigos num teste devem ter o prefixo na forma de "projeto/código/", por exemplo "wp/en/" para a Wikipédia em inglês.
  • Imagens não podem ser enviadas ao Incubator; elas devem ser enviadas ao Wikimedia Commons. (Isso quer dizer que o carregamento de imagens está desabilitado.)
  • Predefinições e categorias devem estar prefixadas como os artigos.
  • Todas os idiomas de teste vão ser marcados com uma predefinição, como explicado em Incubator:Policy/Página de informações de wiki de teste.

Administradores em teste

  • Enquanto no Incubator, você pode aplicar para a administração. Isso vai te dar alguns direitos de administrador (para deletar e bloquear usuários) no seu teste.

Veja Incubator:Administradores#Administradores-em-teste para a política sobre isso.

Marcando idiomas em teste

Administradores

Você pode encontrar a política sobre os administradores, burocratas etc. em Incubadora: Administradores.

Comportamento de Usuário

  • Se existirem motivos suficientes para (ex: vandalismo), um usuário que tenha poderes para bloquear, deve bloquear um usuário por qualquer período de tempo apropriado para a ação.
  • Usuários não devem utilizar múltiplas contas, a não ser que seja um robô/bot ou explicitamente motivada a ser usada para um propósito específico.

Utilização de namespaces

Main (+ talk) somente para wikis de teste, todas as páginas devem ser prefixadas
Template todos as predefinições devem ser prefixadas, exceto algumas predefinições que são usadas para propósitos gerais do Incubator (como Template:Policy)
Module todos os módulos devem ser prefixados, exceto alguns que são usados para propósitos gerais do Incubator (como Module:Test wikis)
Category todas as categorias devem ser prefixadas, exceto algumas que são usadas para propósitos gerais do Incubator (como Category:Maintenance:(all))
Incubator/Help somente para propósitos gerais do Incubator (como essa página)
  • Para criar um projeto ou página de ajuda para o seu teste, coloque o namespace "depois" do prefixo. A página vai então tecnicamente estar em "principal" aqui, mas vai ser colocada na localização correta quando o projeto for aprovado e criado.
File sem arquivos locais, somente via Wikimedia Commons
Translations usado pela Extensão de traduções para guardar traduções.

Ver também

Referências

  1. Veja Meta policy
  2. Link para discussão e consenso da comunidade
  3. Link para a discussão da comunidade e consenso