Wp/yrl/Yupirũgawa

From Wikimedia Incubator
< Wp‎ | yrl(Redirected from Wp/yrl/Ipirungáwa)
Wp > yrl > Yupirũgawa
Jump to navigation Jump to search
Awe! Yeẽgatu Wikipédia kwa!

upaw katu muterie kuaw

Yane kuema!

Yane ruri yasuãtĩ ĩde ike Wikipédia yeẽgatu rupi wara, mame yasikari yaiku yãpinima yeẽgatu rupi asui kariwa yeẽga rupi, asui amũ yane anama ta yeẽnga rupi.

A Wikipédia é um wiki, o que significa que você pode (repuderi) editá-la, e todo o conteúdo (payẽ i pura) é licenciado sob a GNU Free Documentation License. Antes de contribuir, você pode querer ler algumas páginas de ajuda da Wikipédia em português (enquanto as ajudas em nheengatu não são produzidas).

Aprenda (reyumue) como começar uma nova página, como editar as páginas, pratique essas coisas na página de testes e visite o portal da comunidade para ver (remaã arama) como você pode (maye repuderi) participar no desenvolvimento da Wikipédia.

Remaã yuiri Wikcionário yeẽgatu rupi wara.

Kuiri yariku 29 {página} ita.
Neste momento temos 29 páginas.

Remunhã {página} pisasu

Repuru kuaa {formulário} remunhã arama {página} pisasu.

Use este formulário para criar uma nova página.

Payẽ {página} rera tem ke uyupirũ "Wp/yrl/" irumu. (Marese taa?)
O nome de todas as páginas precisa começar com "Wp/yrl/". (Por quê?)



Caracteres úteis (copie e cole onde necessário): Á É Í Ó Ú Ý á é í ó ú ý Ã Ẽ Ĩ Õ Ũ Ỹ ã ẽ ĩ õ ũ ỹ

Remaã payẽ {página}.
Ver todas as páginas.

Remaã payẽ {categoria}.
Ver todas as categorias.


Wbar pink.jpg
 
Moranduba


Este sítio é o começo de uma enciclopédia em nheengatu na qual qualquer pessoa pode contribuir criando novos artigos e modificando os existentes.

Uma enciclopédia reúne conhecimentos sobre os mais variados assuntos como lugares (cidades, estados, países...), pessoas (presidentes, cientistas, artistas...), fatos históricos (guerras, descobrimentos...), tecnologias, ciências — enfim, sobre quase qualquer coisa.

A idéia deste sítio é essa mesma, mas nela os artigos seriam escritos em nheengatu.

Funciona assim: Uma pessoa quer redigir um artigo sobre, digamos, o município de São Gabriel da Cachoeira.

Na página inicial da Wikipédia em nheengatu tem uma caixinha de texto com um botão "Create page" (em inglês, "criar página"). A pessoa completa escreve o nome do município na caixa de texto, de modo que ali fique escrito "Wp/yrl/São Gabriel da Cachoeira" e aperta o botão "Create page".

(Como a Wikipédia em nheengatu ainda está em fase de aprovação, ela não tem um endereço próprio, e por isso todas as páginas devem ser criadas com esse prefixo "Wp/yrl/". Se a Wikipédia em nheengatu atingir uma boa quantidade de páginas e de pessoas colaborando e consultando, ela vai ganhar seu endereço próprio e não será mais preciso usar esse prefixo.)

Depois de apertar o botão, uma nova página irá aparecer com uma grande caixa de texto em branco. Aí a pessoa deve redigir o texto do artigo. Uma boa idéia é tentar traduzir para nheengatu textos já existentes na Wikipédia em português. Por exemplo, o artigo em português sobre São Gabriel da Cachoeira.

Formatar o texto (com itálico, negrito, etc.) na Wikipédia não é feito como em um editor de textos (como o Word, por exemplo). Requer que a pessoa conheça certos códigos especiais que podem ir sendo aprendidos aos poucos. É recomendável que a pessoa pratique o uso desses códigos na página "Sandbox", uma página de testes que pode ser "estragada" à vontade.

À medida que vai preparando o texto, a pessoa pode clicar no botão "Show preview" ("mostrar pré-visualização") para ver como o texto vai ficar. Quando estiver satisfeito com o resultado, clica em "Save page" ("salvar página") e o texto finalmente é guardado e pode ser visto pelos outros.

Mais tarde essa mesma pessoa ou uma outra pode clicar no link "edit" ("editar") no alto da página e modificar o texto escrito anteriormente, para adicionar alguma informação, corrigir um erro, etc.

E assim, com os visitantes criando novas páginas e modificando as já existentes, a enciclopédia vai crescendo.

Que outros artigos poderiam ser criados inicialmente? Artigos sobre os povos indígenas da região (como os baniwa), artigos sobre os rios da região, sobre tradições culturais (festas, rituais), sobre personalidades, sobre entidades, sobre cidades, sobre o estado do Amazonas, etc...