Incubator:Wikidata/Databox

From Wikimedia Incubator
This page is a translated version of the page Incubator:Wikidata/Databox and the translation is 100% complete.
Vídeo da oficina de Databox na Conferência do Nó Celta de 2022.

Databox é um módulo que adiciona uma infobox com data da Wikidata aos artigos na tua Wiki de teste. Ele pode ser usado em ambas Wikimedia Incubator e em wikis já aprovadas.

Pelas páginas na Incubadora não estarem tecnicamente conectadas à Wikidata na mesma maneira que as das Wikipédias estão, você precisa especificar o ID Wikidata – leia Incubator:Wikidata para dicas em como encontrar o ID Wikidata correto.

Como usar um databox

A beleza do databox é o quão simples é de se usar. Tudo que você precisa fazer é adicioná-lo a um artigo, especificar o ID Wikidata, e então ele automaticamente mostrará a informação da Wikidata. Todos os campos e conteúdos do databox podem ser traduzidos dirigindo-se aos respectivos itens e propriedades da Wikidata.

No editor visual
Quando você estiver editando no Editor Visual, adicione a predefinição clicando em "Insert" > "Template" e então "(your wiki's prefix)/Databox". Então você adiciona o parâmetro "item" e cola o ID do item Wikidata que corresponde ao artigo que você edita.
No código-fonte
Quando você estiver editando o código-fonte, tudo que você precisa fazer é adicionar isto a um artigo:
{{Databox|item=Q42}}
Se você tiver desabilitado o gadget AddPrefix (o qual é habilitado por padrão), você precisa escrever o seguinte:
{{Wp/qdp/Databox|item=Q42}}

Como criar um databox

Tudo que você precisa pra criar uma predefinição databox é copiar duas páginas. Uma é um módulo, e a outro é uma predefinição. Você não precisa mudar nada nelas, exceto o template data na segunda página.

Se você escolheu uma Wiki de teste nas suas preferências, você verá links de como adicionar um databox na sua Wiki de teste aqui.

Precisa de ajuda?

Se você precisar de qualquer ajuda com o databox, sinta-se livre para perguntar no Portal comunitário.