User:Arthursenra

From Wikimedia Incubator
Arthur Senra
Arthur Senra em 2017
Nome completo Arthur Senra Miranda
Nascimento 5 de abril de 1986 (32 anos)

Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Nacionalidade brasileiro
Ocupação fotógrafo

Arthur Senra Miranda (Belo Horizonte, 5 de abril de 1986) é um fotógrafo brasileiro.

Biografia[edit | edit source]

Nasceu em uma família mineira muito tradicional e católica. Filho de Maria Bernadete Senra Fernandes (Belo Horizonte, 06 de novembro de 1958), artesã, ex­-bailarina e apaixonada por arte e Antônio Augusto Miranda de São José (Rio Espera, 13 de setembro de 1958), bancário, sindicalista e muito atuante em movimentos sindicais. Seus pais não viveram casados por muito tempo, porém a separação não afetou o convívio com ambos e possibilitou duas criações distintas: sua mãe mais prática e muito moderna na forma de educar, sempre o levava ao teatro, cinema e exposições de arte.

“ É curioso, no meu caso houve uma inversão de papeis na criação, minha mãe sempre foi mais dura e meu pai o coração mole e maternal”

E seu pai, muito presente e preocupado com sua formação política e humana.

“Meu pai nunca me repreendeu por nenhuma travessura, mas se zangava muito quando eu usava a palavra denegrir ou qualquer outra fala que supusesse algum preconceito”

Seu primeiro mestre foi seu avô Marcelino Senra Cordeiro (Congonhas, 19 de junho de 1906). Este contato com um representante vivo do século passado fez com que começasse a aflorar seu interesse por histórias e pela multiplicidade do humano.

“Lembro de ouvir meu avô contar de quando chegou a notícia em Congonhas (cidade onde ele nasceu), da máquina que voa inventada por um brasileiro (referência a invenção do avião por Santos Dumont).”

Profissional[edit | edit source]

Formado em Cinema (2007), Publicidade e Propaganda (2009) e pós graduado em Fotografia, começo sua carreira como diretor de arte em agências de publicidade. Em 2010 recebeu um convite para fotografar para o livro “Entradas e Outras Bandeiras” do letrista e músico do grupo Clube da Esquina, Márcio Borges. Foi nesta oportunidade que escolheu deixar a agência onde trabalhava para se dedicar 3 meses à confecção deste livro. Como outras oportunidades se apresentaram, não mais voltou para a publicidade.

Em 2011 dirigiu o documentário "Yves, Eterno Inconfidente" sobre a vida e legado de Yves Alves, intelectual que chegou a ser um dos nomes mais importantes da Rede Globo. Com o documentário, Senra teve a oportunidade de entrevistar grande nomes da cultura mineira como Ângelo Osvaldo, Carlos Bracher, Lotus Lobo, entre outros.

O projeto do seu livro foi captado, recebendo incentivo da Vale do Rio Doce, o que levou Senra a começar a produção do "Vitória aos Montes Gerais" em 2012. Mesmo ano que montou seu estúdio o Ponto 618. A produção do livro durou mais 2 anos de viagens e pesquisa, sendo lançado no final de 2014.