Wp/tpn/Peypy

From Wikimedia Incubator
< Wp‎ | tpn
Wp > tpn > Peypy

Ereîúrype?

Oré roryb nde rura resé. Iké Wikipédia abanhe'enga rupixûara. Iké oroîkûatîapotar opakatu mba'e asé remikuaba, abanhe'enga rupi.

Wikipédia wiki-ramo oîkó: Mosupara e'ikatu i pora rekoaboka. Opá i pora GNU Free Documentation License rupi i me'engymbýramo oîkó. Marã nde rekó îanondé, t'eresa'ang amõ sogûera Wikipédia resé asé pytybõama (peró nhe'enga rupixûara) (sogûera abanhe'enga rupixûara asé i kûatîare'ymebé).

Enhembo'e sogûepysasu ypyrunga resé, sogûera rekoaboka resebé, esa'ang nde remimbo'eagûera sogûera sa'angape. Eîosub {portal da comunidade} {para ver como você pode participar no desenvolvimento da Wikipédia}.


Ko'yr 6 sogûera týbi.
Neste momento há 6 páginas.

Eîmonhang sogûepysasu

Eîporu kó {formulário} sogûepysasu monhangagûama resé.

Use este formulário para criar uma nova página.

Eîeapysaká! Eîmoin "Wp/tpn/" opá sogûera rera renondé. (Mba'e resépe?)
Atenção! Coloque "Wp/tpn/" na frente do nome de todas as páginas. (Por quê?)



Caracteres úteis (copie e cole onde necessário): Á É Í Ó Ú Ý á é í ó ú ý Ã Ẽ Ĩ Õ Ũ Ỹ ã ẽ ĩ õ ũ ỹ Î Û Ŷ î û ŷ

Esepîak opá sogûera.
Ver todas as páginas.

Esepîak opá {categoria}.
Ver todas as categorias.

Esepîak sogûera rekoabokagûera.
Ver as modificações de páginas.


 
Moranduba


Este sítio é o começo de uma enciclopédia em tupi ("abanhe'enga", "Tupí Antigo", "Tupinambá", "Língua Brasílica") na qual qualquer pessoa pode contribuir criando novos artigos e modificando os existentes.

Uma enciclopédia reúne conhecimentos sobre os mais variados assuntos como lugares (cidades, estados, países...), pessoas (presidentes, cientistas, artistas...), fatos históricos (guerras, descobrimentos...), tecnologias, ciências — enfim, sobre quase qualquer coisa.

A ideia deste sítio é essa mesma, mas nela os artigos seriam escritos em tupi.

Funciona assim: Uma pessoa quer redigir um artigo sobre, digamos, o município de São Paulo.

Na página inicial da Wikipédia em tupi tem uma caixinha de texto com um botão "Create page" (em inglês, "criar página"). A pessoa escreve o nome do município na caixa de texto, de modo que ali fique escrito "Wp/tpn/São Paulo" e aperta o botão "Create page".

(Como a Wikipédia em tupi ainda está em fase de aprovação, ela não tem um endereço próprio, e por isso todas as páginas devem ser criadas com esse prefixo "Wp/tpn/". Se a Wikipédia em tupi atingir uma boa quantidade de páginas e de pessoas colaborando e consultando, ela vai ganhar seu endereço próprio e não será mais preciso usar esse prefixo.)

Depois de apertar o botão, uma nova página irá aparecer com uma grande caixa de texto em branco. Aí a pessoa deve redigir o texto do artigo. Uma boa ideia é tentar traduzir para tupi textos já existentes na Wikipédia em português. Por exemplo, o artigo em português sobre São Paulo.

Formatar o texto (com itálico, negrito, etc.) na Wikipédia não é feito como em um editor de textos (como o Word, por exemplo). Requer que a pessoa conheça certos códigos especiais que podem ir sendo aprendidos aos poucos. É recomendável que a pessoa pratique o uso desses códigos na página "Sandbox", uma página de testes que pode ser "estragada" à vontade.

À medida que vai preparando o texto, a pessoa pode clicar no botão "Show preview" ("mostrar pré-visualização") para ver como o texto vai ficar. Quando estiver satisfeito com o resultado, clica em "Save page" ("salvar página") e o texto finalmente é guardado e pode ser visto pelos outros.

Mais tarde essa mesma pessoa ou uma outra pode clicar no link "edit" ("editar") no alto da página e modificar o texto escrito anteriormente, para adicionar alguma informação, corrigir um erro, etc.

E assim, com os visitantes criando novas páginas e modificando as já existentes, a enciclopédia vai crescendo.